Era tabu nadar menstruada, agora não é mais

Qual menina nunca ouviu que “não pode nadar quando está menstruada?”. Ou qual mulher nunca passou pela preocupação de “estar vazando ou não?“. A empresa formada por mulheres e liderada pela nadadora olímpica Fabiola Molina se empenhou em desenvolver uma solução para muitos dos desafios que o ciclo menstrual traz para sua performance.

A ideia para esse lançamento não veio sozinha. A ginecologista do esporte, integrante da seleção brasileira na ultimas três olimpíadas Thatiana Parmigiano, trouxe à tona os principais questionamentos de suas pacientes referente ao sangramento vaginal. Vale lembrar que o ciclo menstrual e a menstruação compõem muito mais fatores do que apenas o sangramento, que é o foco desse projeto. A doutora retratou os desconfortos recorrentes vividos por nadadoras em seu consultório, quando estão no período menstrual e tem que manter seus treinos e competições.


O sangramento menstrual é algo extremamente natural que mesmo podendo ser evitado através de medicamentos, não é uma estratégia bem aceita por qualquer mulher. O mesmo vale para a alternativa do absorvente interno. Logo as meninas e mulheres se desdobram criando estratégias para esconder seu sangramento do vestiário até a piscina, durante saídas do bloco e até mesmo durante o treinamento e competições. Se algo fora do controle acontecer, pode gerar muito constrangimento, dependendo da atleta ou do momento que esses episódios acontecem.
Fabiola Molina abraçou a causa e, em parceria com a Dra. Thatiana, começou um projeto que levou mais de um ano entre testes e pesquisas até chegar no resultado final: uma linha de peças de treinamento com absorventes reutilizáveis “invisíveis” embutidos nas peças. Foi necessário muito esforço para atender todos os pontos que o produto merece: segurar o fluxo sem mudar a estrutura da peça, não causar nenhuma alergia, ser utilizado e lavado várias vezes mantendo suas propriedades, entre outros.


A linha foi lançada em pelo menos uma versão de cada modelo que já existe na empresa: na linha profissional com compressão o sunkini Fab e maiô Sol, na linha comfort o maiô shapê e na linha de competição o maiô 4Fast. Para trazer ainda mais conforto o lançamento da linha nade livre só vem em estampas com cores fortes e escuras. Para quem já é cliente da Fabiola Molina, não mudou nada no formato e compressão da peça, só se ganhou o benefício da absorção extra na região onde ocorre o sangramento.
Nesse projeto Fabiola teve a ajuda de diversas atletas de diferentes níveis e idades onde até mesmo a própria Dra. Thatiana participou dos testes para criar a peça perfeita para treinos de alta performance.


A nadadora olímpica e finalista do último Campeonato Mundial, Beatriz Dizzoti citou em depoimento que ia treinar com seu maiô absorvente e ficava vários minutos fora da piscina tanto antes como após seu treino. Observava se acontecia algum vazamento, e o resultado foi excelente. Além disso, ela também perguntava para suas companheiras de treino, sem contar o motivo, se o maiô que utilizava naquele dia tinha algo de diferente. Nenhuma companheira de equipe conseguiu identificar o que tinha de especial naquela peça.
As atletas voluntárias nos testes responderam se tiveram algum tipo de coceira ou alergia após o uso e o resultado também foi muito positivo. Após chegar ao resultado final das peças que desenvolviam, Fabiola e sua equipe tiveram um cuidado extra com a rotina de quem usaria o modelo: desenvolver um saquinho impermeável especial para o transporte do maiô dentro da mochila após seu uso, para que o mesmo não entre em contato com outros itens ao redor.


A tecnologia da linha Nade Livre tem camadas extras de um forro absorvente especial na região vaginal que absorve até os fluxos mais intensos, sem alterar a espessura do maiô na região. No desenvolvimento existiu o cuidado de manter o tecido impermeável de fora para dentro, para que esse mesmo absorvente não absorvesse a água da piscina ao redor. Ou seja, o traje só absorver o
que vem de dentro.
Outro cuidado importante pela equipe Fabiola Molina, foi sempre trabalhar no limite máximo do fluxo. A peça foi desenvolvida para todos as intensidades de sangramento, sendo seus testes feitos sempre com situações extremas para garantir que todas as mulheres serão contempladas pelos benefícios da linha, em todo e qualquer momento de seu ciclo. As peças nade livre tem recomendações de cuidados especiais como por exemplo: efetuar uma lavagem antes do primeiro uso. Todas as instruções estão disponíveis tanto no site Fabiola Molina como no na etiqueta com QR Code que vem junto a peça.

Duas principais situações em que a peça absorvente irá contribuir muito para a performance segundo a Dra. Thatiana são: na concentração das atletas mais maduras que não precisarão tirar seu foco do treino ou competição para planejar seus cuidados extras com sangramento; e no momento em que as meninas mais jovens começam a menstruar e tem muita imprevisibilidade, dúvidas, constrangimentos e falta de informação para seguir seus treinos menstruada.
O número de situações que foi beneficiada com esse lançamento não acabam e mereceriam até mesmo um texto somente sobre elas. O que vale frisar aqui é que hoje o maiô e sunkini absorvente existem e estão em preços acessíveis no mercado atendendo todas as diferentes  atletas.

Notícia publicada pela Swim Channel. Leia mais: https://swimchannel.net/br/era-tabu-nadar-menstruada-agora-nao-e-mais/

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*