Coronavírus: ainda não há remédio, mas você pode se prevenir
Ministério da Saúde destaca algumas medidas básicas que podem ajudar a impedir a proliferação da doença
A intenção aqui não é gerar pânico ou ansiedade. Quanto mais informações tivermos, melhor poderemos nos proteger durante a pandemia de Coronavírus, que vem fazendo vítimas em todo o mundo.
No Brasil, o Ministério da Saúde divulgou um balanço dos casos confirmados: são 1.620, mas esse número muda dia a dia. Fato é que a transmissão agora é comunitária, e não apenas de pessoas que vieram de fora do país. Por isso, fique em casa!
O Ministério da Saúde também explica que, até o momento, não há medicamento ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo coronavírus. Por isso a recomendação é evitar sair de casa para conter a proliferação do vírus, além de tomar algumas medidas de prevenção. Veja a seguir:
- Lavar as mãos frequentemente, com água e sabonete por pelo menos 20 segundos, ou usar desinfetante à base de álcool quando a primeira opção não for possível;
- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;
- Ficar em casa quando estiver doente;
- Evitar contato próximo com pessoas doentes;
- Usar um lenço de papel para cobrir a boca e nariz ao tossir e espirrar, e descartar no lixo após uso;
- Evite lugares com muita aglomeração;
- Não compartilhar objetos pessoais;
- Rejeitar uma mão estendida – sem ser rude – evitar beijar e abraçar, ou cumprimentar-se com os pés, são os novos comportamentos sociais que devem ser adotados;
- Limpar e desinfetar objetos que são tocados com frequência, como celular, chaves, carteiras, bolsas, mochilas, entre outros.
- Manter o ambiente bem ventilado e higienizar as mãos após tossir ou espirrar.
A ideia com essas medidas é evitar um aumento do número de casos perto de nós. Faça a sua parte!