Benefícios da prática de exercícios na terceira idade

Ivone Dagnino, cliente da marca Fabiola Molina

Além dos já conhecidos benefícios à saúde, há melhoras também na autoestima e qualidade de vida dos idosos 

Até 2039, poucos anos à frente, o Brasil pode ter mais idosos do que crianças, é o que mostram dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Uma coisa é certa: a chegada à terceira idade é cercada de anseios e estigmas, mas a verdade é que cada vez mais, a forma como encaramos essa fase da vida muda a cada geração. Ser “velho” não é empecilho para uma vida saudável, por exemplo. Ao contrário, pode até ser um bom momento para começar uma atividade física.

Abaixo, listamos os benefícios da prática de atividades físicas na terceira idade: 

  • Convívio Social: Aulas em grupo, como hidroginástica, ou natação, permitem interação do idoso com mais pessoas da sua idade, garantindo seu bem-estar e uma sensação de pertencimento que até aumenta autoestima. 

  • Qualidade de Vida: Em qualquer idade, as atividades físicas aumentam a nossa disposição. Para os idosos, têm também a vantagem de preservar sua autonomia, prevenindo a diminuição da força muscular. Vale lembrar sempre que a supervisão e recomendação de um profissional é indispensável para a realização dos exercícios. 
  • Melhora na Saúde: Os benefícios à saúde são inúmeros, como a diminuição e prevenção de doenças cardiovasculares, cardíacas e pulmonares, controle de diabetes e artrite e fortalecimento muscular. Na hora de escolher, um profissional pode fazer a melhor indicação de acordo com a necessidade de cada pessoa. 

Para quem quer começar na natação, Fabiola Molina comenta: “Começar na natação não tem idade. Se você é  iniciante, é preciso desenvolver habilidades e consciência ao meio, para muitos, este contato com a piscina acontece somente na terceira idade por indicação médica ou própria escolha e vontade em aprender a nadar. Eu conheço algumas pessoas que aprenderam a nadar nesta fase, e eles me falam que foi a melhor coisa que já fizeram na vida. Por isso, nunca é tarde para começar!”. 

É  importante alertar que, antes de iniciar as aulas, o aluno tem que passar por avaliação médica. Segurança e bem-estar sempre em prioridade!


Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*