O exame que identifica o câncer de próstata ainda é cercado de tabus, mas não deveria. Saiba mais
Novembro chegou e, com ele, a necessidade de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata. Você sabia que esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os brasileiros? Mas diagnosticá-lo é simples: o exame dura cerca de sete segundos! Sim, apenas sete segundos. Porém, apesar de simples, o exame de PSA, como é chamado, ainda é cercado de tabus. Estima-se que cerca de 49% dos homens nunca tenha feito o exame, através do toque retal, segundo pesquisa Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), em parceria com a Bayer. Mas não deveria!
O exame é solicitado anualmente e serve para acompanhar alterações na próstata, como inflamações, infecções e também o câncer de próstata. Em 2018, a previsão era de surgirem 68,2 mil novos casos da doença.
A conscientização do câncer de próstata é importante, pois ele pode ser silencioso em sua fase inicial. Porém, alguns sintomas devem ser considerados: dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou até a presença de sangue na urina.
Para prevenir, as sugestões da Fundação do Câncer são:
- Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
- Não fumar;
- Identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol;
- Manter um peso saudável;
- Praticar regularmente atividades físicas.
Iniciativa no esporte
Vale lembrar, que o atleta João Luiz Gomes Jr. juntou-se com a Etiene Medeiros, e lançaram a campanha da Touca Rosa e Touca Azul. Um hotsite especial foi desenvolvido, onde serão abordados conteúdos relativos aos cânceres de mama e próstata.
Todo o lucro das vendas das toucas personalizadas dos dois nadadores será doado para o Instituto Lado a Lado Pela Vida (www.ladoaladopelavida.org.br)