Novembro azul: por que é importante se conscientizar sobre o diagnóstico precoce?

O exame que identifica o câncer de próstata ainda é cercado de tabus, mas não deveria. Saiba mais

Novembro chegou e, com ele, a necessidade de reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata. Você sabia que esse tipo de câncer é o segundo mais comum entre os brasileiros? Mas diagnosticá-lo é simples: o exame dura cerca de sete segundos! Sim, apenas sete segundos. Porém, apesar de simples, o exame de PSA, como é chamado, ainda é cercado de tabus. Estima-se que cerca de 49% dos homens nunca tenha feito o exame, através do toque retal, segundo pesquisa Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), em parceria com a Bayer. Mas não deveria! 

O exame é solicitado anualmente e serve para acompanhar alterações na próstata, como inflamações, infecções e também o câncer de próstata. Em 2018, a previsão era de surgirem 68,2 mil novos casos da doença. 

A conscientização do câncer de próstata é importante, pois ele pode ser silencioso em sua fase inicial. Porém, alguns sintomas devem ser considerados: dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou até a presença de sangue na urina.

Para prevenir, as sugestões da Fundação do Câncer são:

  • Manter uma alimentação saudável e equilibrada;
  • Não fumar;
  • Identificar e tratar adequadamente a pressão alta, diabetes e problemas de colesterol;
  • Manter um peso saudável;
  • Praticar regularmente atividades físicas.

Iniciativa no esporte

Vale lembrar, que o atleta João Luiz Gomes Jr. juntou-se com a Etiene Medeiros, e  lançaram a campanha da Touca Rosa e Touca Azul. Um hotsite especial foi desenvolvido, onde serão abordados conteúdos relativos aos cânceres de mama e próstata. 

Todo o lucro das vendas das toucas personalizadas dos dois nadadores será doado para o Instituto Lado a Lado Pela Vida (www.ladoaladopelavida.org.br)  




Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*