Prática de exercícios pode reduzir risco de câncer de mama

Neste Outubro Rosa, é tempo de se conscientizar sobre o câncer de mama, que tem alta chance de cura se descoberto precocemente e pode ser prevenido com exercícios físicos 

A prática regular de atividades físicas pode evitar cerca de 12% das mortes causadas pelo câncer de mama no Brasil, segundo uma pesquisa feita por instituições brasileiras e americanas em parceria com o Ministério da Saúde. A recomendação é que se faça, no mínimo, 150 minutos semanais de atividades físicas aeróbicas ou 75 minutos semanais de atividades físicas intensas, lembrando-se sempre de buscar orientação profissional. 

Na hora de escolher o que fazer, vale procurar atividades divertidas, como dança, ciclismo e, falando do que conheço melhor, natação. Também pode ser uma alternativa fazer caminhadas. Se tiver oportunidade, que tal fazer um dos trechos do seu caminho diário andando? “A adoção de um estilo de vida equilibrado evitaria 39% das mortes por doença crônica, que respondem por 76% dos falecimentos no Brasil, sendo a promoção da saúde uma política com baixo custo e com grande impacto populacional”, afirma em nota Fátima Marinho, diretora do Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde, do Ministério da Saúde.

Outros hábitos podem ajudar na prevenção da doença: controle seu peso, evite o consumo de álcool e cigarros, inclua verduras, legumes, frutas e cereais em sua dieta. 

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama ainda é o tipo mais comum entre as mulheres em todo o mundo, depois do câncer de pele não melanoma. Mas as chances de cura são altas, de até 95%, se a doença for diagnosticada precocemente. A demora no diagnóstico, muitas vezes, é consequência da falta de informação. Por isso, se você está lendo esse texto, faça seus exames e certifique-se de que as mulheres ao seu redor façam o mesmo. A partir dos 40 anos, o ideal é fazer mamografias anualmente. Antes disso, é possível fazer ultrassonografias. Fique atenta aos sinais do seu corpo e procure um médico quando necessário. 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será publicado.


*